Trabalhar com um escritório de contabilidade na mesma cidade é obrigatório?

É fundamental para o sucesso de qualquer empresa que deseje se manter regularizada e em crescimento trabalhar bem sua contabilidade. O problema que muitas vezes surge, entretanto, é que o escritório escolhido está em uma cidade diferente da empresa.

Mas será que esse é realmente um problema? A verdade é que a localização do escritório de contabilidade pode interferir consideravelmente na sua empresa. Confira a seguir se o ideal é ter ou não seu escritório de contabilidade na mesma cidade, e como escolher o melhor.

Escritório de contabilidade na mesma cidade, é preciso?
A resposta curta para a dúvida se o seu escritório de contabilidade precisa estar na mesma cidade que a sua empresa é que sim. Isso não é necessariamente uma obrigação, mas é um fator relevante para garantir uma contabilidade em dia e de qualidade.

Quando o escritório atua na mesma região da empresa, fica muito mais fácil realizar reuniões e visitas pessoais ao escritório para verificar sua estrutura funcional, seus representantes e a dinâmica. Além disso, é possível também convidar o profissional a visitar a sua empresa, fazendo com que ele se aproxime e entenda melhor suas necessidades e objetivos.

Por isso o ideal é que seu escritório de contabilidade seja, se possível, numa localidade de fácil acesso. Dessa forma, é possível economizar tempo e manter uma boa frequência de reuniões, que se aconselha que seja no mínimo mensal.

Não só pelo deslocamento do cliente, é importante ter um escritório de contabilidade na mesma cidade também pelo fato de que a legislação contábil e as obrigações tributárias podem se alterar de acordo com a região. Em alguns casos, as empresas encontram complicações com o IPTU e o ISS, além dos impostos municipais. Se o escritório estiver em outro município, isso se torna ainda mais difícil.